Pular para o conteúdo principal

História do SolidWorks e sua Evolução Mundial


O que é o SolidWorks®?

SolidWorks é um software de CAD (sigla que significa – Computer-Aided Design), desenvolvida pela SolidWorks® Corporation. 



Quem é Jon Hirschtick?

Jon Hirschtick é um desenvolvedor de software CAD, nascido em Chicago, U.S., estudou e recebeu graduação de Bacharel no MIT. Hirschtick fundou a SolidWorks Corporation em 1993 usando 1 milhão de dólares que ele ganhou enquanto era um membro da MIT Blackjack Team.



Quando começou em 1993, a primeira coisa que o engenheiro, Jon Hirstick fez, foi selecionar um grupo de engenheiros que para construir uma companhia de Software CAD que pudesse dar intuitividade e facilidade aos usuários finais.
Eles fizeram isso desenvolvendo o primeiro CAD 3D que seria executado na plataforma do Windows, sem a necessidade de um hardware pesado para rodar o programa.

Assim a primeira versão do SolidWorks® foi lançada no mercado.
O software foi um sucesso e recebeu muitos elogios por ser fácil de ser usado.
Isto foi o suficiente para despertar o interesse mundial e a empresa SolidWorks®,
foi adquirida em 1997 pela Dassault Systèmes S.A. por $310 milhões de dólares.


Sob nova administração

A Dassault Systèmes S.A. é uma empresa francesa, líder mundial na criação de softwares de desenho em 3D, prototipagem 3D e soluções tecnológicas.

A fórmula da Dassault Systèmes, para que o SolidWorks continue com grande sucesso é manter a estratégia elaborada na fundação da companhia. O SolidWorks foi a companhia que teve o crescimento mais rápido dentro da Família Dassault que também é detentora de outras grandes marcas como o CATIA®.


Como o SolidWorks funciona?

O SolidWorks baseia-se em computação paramétrica, criando formas tridimensionais a partir de formas geométricas elementares. 
No ambiente do programa, a criação de um sólido ou superfície tipicamente começa com a definição de topologia em um esboço 2D ou 3D.

 

A topologia define a conectividade e certos relacionamentos geométricos entre vértices e curvas, no esboço e externos ao esboço.
O Solidworks tem vários recursos para criação de Chapas metálicas, Estruturas em geral, modelamento de produtos.




O SolidWorks® no dias atuais

Para algo que começou a décadas atrás e que seguiu em pleno desenvolvimento desde então, já era de se imaginar que nos dias atuais, o SolidWorks® continua sendo uma das mais importantes ferramentas de desenvolvimento CAD existentes no mercado. 

A sua facilidade de uso e a fácil curva de aprendizado, seduz a cada dia mais novos engenheiros, projetistas e até mesmo entusiastas no assunto.



Com o SolidWorks® é possível criar e visualizar um projeto tridimensionalmente, compartilhar, modificar e simular diferentes tipos de materiais a serem empregados e até mesmo calcular exatamente o peso, densidade, custos e volumes de materiais utilizados para a produção, seja em impressão 3D, fundição ou processos de usinagem.




É comum ver em sites como o Instructables, hobistas e até mesmo inventores aptos da filosofia do DIY (Do Yourself - Faça você mesmo) que criam uma série de produtos como impressoras 3D, robôs e muito mais e sempre utilizam softwares como o SolidWorks® como base de criação e pré divulgação de seus projetos com a comunidade de criadores em todo o mundo.



Não deixe de conferir os outros posts sobre projetos e softwares, não se esqueça de deixar o seu comentário e colaborar com o blog 2DProjetos



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de Esteira Transportadora

Esteira Transportadora industrial. Projeto de estudo realizado no Autodesk Inventor 2012. Aqui, pude fazer o uso das ferramentas "Frame Generator" e recurso de criação de soldas, através do comando "Weld" do Inventor. A adição destes comandos, agrega informações nas folhas de detalhamento do projeto e também auxilia no calculo de orçamento final. É extremamente interessante, ver como estas ferramentas simplificam o trabalho de projetar e testar algo que se tenha em mente.

Plataforma Elevatória

Projeto de plataforma elevatória de base estática, para elevação de cargas, para carregar ou descarregar grandes veículos ou caminhões. O projeto foi criado, levando-se em consideração pequenas empresas, onde não há disponibilidade de grandes equipamentos, como por exemplo uma empilhadeira. Um equipamento como este, seria capaz de realizar o serviço de carga e descarga, de produtos de grande peso, como tambores, caixas e outros tipos de mercadorias, elevando-os de uma base para outra. Imagem renderizada da plataforma.  Projeto e arquivos disponíveis no CGTrader: https://www.cgtrader.com/3d-print-models/hobby-diy/mechanical-parts/plataforma-elevatoria-3d-projeto-3d-model A intenção do projeto é diminuir grande parte do esforço humano, usado durante esse tipo de trabalho, fazendo que a força de flexão seja feita pela máquina. Na etapa seguinte, será estudado a análise de resistência máxima da plataforma, através do uso da ferramenta de análise de stress do In