Pular para o conteúdo principal

Mãos a Obra com COMSOL MULTIPHYSICS®!

Um software CAD poderia aperfeiçoar a construção da Incrível Arca de Noé?





Outro dia eu estava assistindo TV e estava passando um filme ("A volta do Todo Poderoso") sobre o dia do dilúvio, e sobre um homem escolhido para construir uma Arca para salvar todos animais.
Este filme é muito divertido e tem o grande ator Morgan Freeman em um dos papéis principais.

No filme o ator Steve Carell, que vive o papel do apresentador de TV e deputado Evan Baxter é designado (por “Deus” - Morgan Freeman) para construir uma Arca com intuito de salvar todas as espécies de animais. Durante a sua jornada o deputado Evan Baxter é desacreditado por todos e se torna motivo de piada na cidade.

O processo de construção da Arca no filme é bastante intuitivo, seguindo projetos simples, pois no final das contas, o personagem de Steve Carell, estava recebendo inspiração “divina”.
No filme o personagem Evan Baxter, seguiu firme com a construção da Arca e contou com a ajuda da sua família e dos animais para realizar a suas tarefas, ele utilizou toneladas de madeira e dezenas de milhares de pregos e parafusos.



Será que a quantidade de espaço disponível na Arca era suficiente?

Será que uma Arca construída desta forma teve ventilação suficiente para não sufocar todos abordo?

Será que está Arca era forte o suficiente para suportar o peso de dezenas de espécies de animais?


Poderia o Noé do filme, vivido por Steve Carell, ter feito uma construção melhor se ele tivesse feito um projeto e tivesse em mãos uma grandiosa ferramenta de análise como o COMSOL MULTIPHYSICS®?

Eu tenho certeza que sim! 





O que é e o que faz a Comsol?

A COMSOL desenvolve o programa COMSOL Multiphysics, um ambiente interativo para modelamento e simulação de problemas científicos.

O Grupo COMSOL oferece soluções em softwares para modelagem multifísica.
A empresa foi fundada em 1986, em Estocolmo, na Suécia e está presente em diversos países como: Brasil, China, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Holanda, Noruega, Países Baixos, Índia, Itália, Suíça, Reino Unido, Rússia e EUA.


Treinamentos e eventos

Você está convidado a participar do COMSOL Day (29/06/2017 São Paulo, 09:00 - 16:15), para um dia de treinamento em modelagem multifísica, palestras e a oportunidade de trocar ideias com outros especialistas em simulação da comunidade COMSOL.

Visualize a programação dos minicursos disponíveis e seus resumos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de Esteira Transportadora

Esteira Transportadora industrial. Projeto de estudo realizado no Autodesk Inventor 2012.
Aqui, pude fazer o uso das ferramentas "Frame Generator" e recurso de criação de soldas, através do comando "Weld" do Inventor. A adição destes comandos, agrega informações nas folhas de detalhamento do projeto e também auxilia no calculo de orçamento final.
É extremamente interessante, ver como estas ferramentas simplificam o trabalho de projetar e testar algo que se tenha em mente.













</ iframe>





Plataforma Elevatória

Projeto de plataforma elevatória de base estática, para elevação de cargas, para carregar ou descarregar grandes veículos ou caminhões. O projeto foi criado, levando-se em consideração pequenas empresas, onde não há disponibilidade de grandes equipamentos, como por exemplo uma empilhadeira.



Um equipamento como este, seria capaz de realizar o serviço de carga e descarga, de produtos de grande peso, como tambores, caixas e outros tipos de mercadorias, elevando-os de uma base para outra.


Imagem renderizada da plataforma. 


A intenção do projeto é diminuir grande parte do esforço humano, usado durante esse tipo de trabalho, fazendo que a força de flexão seja feita pela máquina.
Na etapa seguinte, será estudado a análise de resistência máxima da plataforma, através do uso da ferramenta de análise de stress do Inventor 2012.


Vídeo com a análise de movimento da plataforma.



</ iframe>




Cálculo de engrenagem e simulação dinâmica

Cálculo de transmissão por engrenagem dentada, realizado no Inventor, com intuito de estudar o movimento de engrenagens e suas relações, para adição posterior em outros projetos.
Para este estudo, criei duas engrenagens dentadas de diâmetros diferentes, usando o comando "Synchronous Belt", que cria engrenagens e correias sincronizadas.






Posteriormente realizei o estudo de simulação dinâmica, realizando a aplicação de restrições de movimento e juntas necessárias, aplicando rotação de 3200 rpm e torque de 400 mNm
A simulação dinâmica é capaz de simular o movimento das engrenagens em tempo real.


Veja o vídeo: