Pular para o conteúdo principal

Blog 2D Projetos

O blog 2D Projetos, foi criado por mim, no início de 2012 com intuído de compartilhar os meus estudos e visualizar meus esforços e minhas evoluções.
Gosto muito de softwares 3D e principalmente de tudo o que pode ser projetado e simulado por eles. O conceito de prototipagem digital é realmente incrível e fascina.
Até o momento, publiquei alguns trabalhos em SolidWorks, AutoDesk Inventor e AutoCad, fiz alguns vídeos e alguns detalhes de desenhos técnicos.
Para minha surpresa, o blog que era pra ser algo local, voltado para colegas de estudo e interessados, tornou-se conhecido nacionalmente, com visitas até do exterior. O blog está quase atingindo a marca de 8.000 visualizações.
Isso tudo, levando em consideração que o blog 2D projetos, praticamente não é divulgado por mim.
Tenho recebido vários e-mails e comentários de estudantes de engenharia e mecatrônica, interessados em alguns projetos e dicas de construção de protótipos parecidos, para uso em trabalhos de faculdade e conclusão de curso.
Isso é bastante gratificante, e eu agradeço a visita e colaboração de todos. Assim que puder, estarei postando novos projetos e dicas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de Esteira Transportadora

Esteira Transportadora industrial. Projeto de estudo realizado no Autodesk Inventor 2012. Aqui, pude fazer o uso das ferramentas "Frame Generator" e recurso de criação de soldas, através do comando "Weld" do Inventor. A adição destes comandos, agrega informações nas folhas de detalhamento do projeto e também auxilia no calculo de orçamento final. É extremamente interessante, ver como estas ferramentas simplificam o trabalho de projetar e testar algo que se tenha em mente.

Plataforma Elevatória

Projeto de plataforma elevatória de base estática, para elevação de cargas, para carregar ou descarregar grandes veículos ou caminhões. O projeto foi criado, levando-se em consideração pequenas empresas, onde não há disponibilidade de grandes equipamentos, como por exemplo uma empilhadeira. Um equipamento como este, seria capaz de realizar o serviço de carga e descarga, de produtos de grande peso, como tambores, caixas e outros tipos de mercadorias, elevando-os de uma base para outra. Imagem renderizada da plataforma.  Projeto e arquivos disponíveis no CGTrader: https://www.cgtrader.com/3d-print-models/hobby-diy/mechanical-parts/plataforma-elevatoria-3d-projeto-3d-model A intenção do projeto é diminuir grande parte do esforço humano, usado durante esse tipo de trabalho, fazendo que a força de flexão seja feita pela máquina. Na etapa seguinte, será estudado a análise de resistência máxima da plataforma, através do uso da ferramenta de análise de stress do In

História do SolidWorks e sua Evolução Mundial

O que é o SolidWorks®? SolidWorks é um software de CAD (sigla que significa – Computer-Aided Design), desenvolvida pela SolidWorks® Corporation.  Quem é Jon Hirschtick? Jon Hirschtick é um desenvolvedor de software CAD, nascido em Chicago, U.S., estudou e recebeu graduação de Bacharel no MIT . Hirschtick fundou a SolidWorks Corporation em 1993 usando 1 milhão de dólares que ele ganhou enquanto era um membro da MIT Blackjack Team. Quando começou em 1993, a primeira coisa que o engenheiro, Jon Hirstick fez, foi selecionar um grupo de engenheiros que para construir uma companhia de Software CAD que pudesse dar intuitividade e facilidade aos usuários finais. Eles fizeram isso desenvolvendo o primeiro CAD 3D que seria executado na plataforma do Windows, sem a necessidade de um hardware pesado para rodar o programa. Assim a primeira versão do SolidWorks® foi lançada no mercado. O software foi um sucesso e recebeu muitos elogios por ser fácil de ser usado. Isto foi